💜 🖤🤍Semana da Visibilidade Assexual🤍🖤💜
A assexualidade é uma orientação sexual válida e merece seu lugar no arco-íris
💡 Qual a importância da data?
Celebrado em 6 de abril, o Dia Internacional da Assexualidade é uma campanha mundial que promove a visibilidade para pessoas assexuais em sua diversidade. A data busca não só celebrar a comunidade como também potencializar a voz ao ativismo assexual, incentivando a importância de unir e multiplicar ações e discussões dentro e fora dos espaços de diversidade sexual LGBTI+.
‼️Mais sobre a Assexualidade
O termo assexualidade abarca uma diversidade de vivências sexuais (demissexuais, sapiossexuais, assexual estrito etc, assexual arromantique), fazendo da assexualidade um espectro amplo e diverso. Assexuais podem manter relações sexuais ou não, dependendo de diversos fatores que levam as pessoas a terem ou não relações com alguém. Importante ressaltar que esta orientação sexual nada tem a ver com celibato (uma escolha, diferentemente da assexualidade). No Brasil, a comunidade é representada pelo Coletivo AbrAce e pelo Projeto Aroaceiros.
🏳️🌈A LGBT+ Movimento também se coloca como uma aliada da comunidade. Segundo o infográfico de 2023, cerca de 1,1% das pessoas que nos procuraram se identificam no espectro assexual. Nos colocamos à disposição para receber e acolher esta comunidade assexual migrante dentro de suas especificidades e diversidade. 💜
📝 Leia/escute/assista
A arte é um meio de expressão dos sentimentos e de como vemos o mundo. Mas ela também tem um papel muito importante: o de incitar diálogos, tocar pessoas, representar e narrar histórias. A arte nos ajuda a entendermos nós mesmos, portanto, aqui vai algumas mídias com histórias de personagens assexuais:
📚 Livros:
Rádio Silêncio e Sem amor – Alice Oseman (ficção)
Assexualidades em Trânsito – de Luigi D’andrea, é o primeiro livro brasileiro sobre assexualidade
🎬 Filmes/Séries:
Sex Education (Netflix) – Personagem Florence, assexual (Temporada 4)
Heartstopper (Netflix) – Personagem Isaac, assexual (Temporada 2+)
🎵 Música:
Never Been in Love – Will Jay (sobre não sentir atração romântica/sexual)
🔗 Saiba mais e apoie a causa: O @coletivoabrace desenvolveu o livreto explicativo Visibilidade Assexual, explicando mais sobre a assexualidade e desmistificando o assunto.
👉 Seja um aliado: eduque-se, respeite as identidades e amplie vozes assexuais!
hashtag#Assexualidade hashtag#LGBT+Movimento hashtag#Migração hashtag#Sexualidade
Acesse nosso link na bio, doe e compartilhe essa causa: https://lnkd.in/eZJP6u2J