A LGBT+Movimento esteve presente na 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do Rio de Janeiro, que aconteceu entre 6 e 9 de agosto.
Tivemos a participação da Coordenadora Social, Nathalia Antonucci, como membra titular do Conselho Estadual, compondo o time de delagades. Também participaram da Conferência o Coordenador de Comunidades da LGBT+Movimento, Fran Areie, apresentando no Painel “Identidades e Interseccionalidades” e da Coordenadora de Assistência, Rica Prata, no Painel de Políticas de Assistência.
Nessa Conferência, levamos propostas construídas coletivamente na Conferência Livre Estadual para pessoas Migrantes, refugiadas e apátridas LGBTTQIA+, que organizamos em parceria com o SISEJUFE. Apesar do cenário desafiador de não ter delegades migrantes e refugiades, conseguimos aprovar duas propostas, uma a nível Federal, outra Estadual.
As propostas estabelecem a implementação de abrigos para pessoas migrantes e refugiadas LGBTTQIA+ e o processo de retificação civil para pessoas trans migrantes de forma desburocratizada e equivalente ao processo de retificação de pessoas trans brasileiras, ambas aprovadas como propostas prioritárias.
A próxima etapa é a Conferência Nacional de Direitos das Pessoas LGBTQIA+, que será realizada em Brasília, espaço onde as propostas aprovadas serão transformadas em políticas públicas para a nossa comunidade.
Celebramos essa etapa como uma conquista para a comunidade de pessoas migrantes e refugiadas LGBTTQIA+, fruto de um trabalho de Incidência e formação Política baseado na construção coletiva e participativa.
Seguimos rumo à Conferência Nacional para lutar pela implementação de políticas públicas para pessoas migrantes, refugiadas e apátridas LGBTTQIA+.✊️