A perseguição à população LGBTTQIA+ palestina se aprofunda com um movimento que tem ganhado cada vez mais espaço nas redes entre movimentos conservadores: O “pinkwashing”. Esta estratégia, que tem sido adotada por parte da militância de Israel, se trata da utilização de pautas LGBTTQIA+ para promover uma imagem progressista do país em contraposição à Palestina, acirrando o discurso de ódio contra este território e contra pessoas palestinas.

O Pinkwashing tem impactos concretos:

👉Reforça Estigmas: Ao homogeneizar e retratar todas as sociedades árabes e especificamente palestinas como intrinsecamente homofóbicas, o pinkwashing reforça estereótipos orientalistas e estigmatiza ainda mais as pessoas LGBTTQIA+ palestinas. Elas são retratadas nesses discursos unicamente como vítimas de sua própria cultura, apagando suas vivências, agência e resistências.

👉Fortalece o Nacionalismo: Esse contraste alimenta a narrativa do nacionalismo de direita israelense, associado a políticas de repressão e ocupação contra o povo palestino – incluindo pessoas LGBTTQIA+ – e, internamente, muitas vezes alia-se a partidos religiosos conservadores que se opõem a avanços dos direitos LGBTQIA+ em Israel.

A estrutura do pinkwashing transforma a luta da população LGBTTQIA+ palestina em um instrumento de propaganda política israelense que reforça o regime de opressões contra essa comunidade e tem impactos no cenário migratório . Pessoas palestinas LGBTTQIA+ sofrem com essa sobreposição de opressões: da LGBTQIA+fobia em seus territórios, com a violência da ocupação israelense e um nacionalismo que cresce sobre a apropriação de suas pautas e demandas por direitos.

A verdadeira solidariedade internacional deve ir além da narrativa superficial. É preciso reconhecer a interseccionalidade dessa luta: apoiar organizações que acolhem pessoas LGBTTQIA+ palestinas sem instrumentalizar suas histórias, e compreender que a libertação da comunidade está intrinsecamente ligada ao fim da ocupação israelense, ao reconhecimento de seus direitos e à justiça social.✊️🏳️‍🌈

Compartilhar conteúdo:

Acessar o conteúdo